Skip to content
Germes vermelho com fundo preto

Síndrome mão-pé-boca em adultos e crianças: mitos e verdades sobre a doença

Existem muitos equívocos em torno da síndrome mão-pé-boca. Por isso nós vamos explicar tudo sobre o assunto e acabar com os mitos sobre essa infecção viral. Neste artigo nós iremos responder as perguntas mais frequentes: se os adultos podem ter a doença, qual é sua causa e sintomas (síndrome mão-pé-boca). Você também vai aprender como evitar a propagação e saber como Vim pode te ajudar a erradicar o vírus de sua casa.

O que é a doença mão-pé-boca?

A síndrome mão-pé-boca é uma infecção viral altamente contagiosa que provoca manchas nas mãos e nos pés e úlceras na boca. Como a doença é causada por vários vírus diferentes do grupo coxsackie, você pode pegar a infecção mais de uma vez.

No entanto, ainda não há tratamento para a doença. Os sintomas desaparecem depois de sete a dez dias, mas são extremamente desagradáveis. A boa notícia é que na maioria das vezes a doença pode ser facilmente evitada se tivermos bons hábitos de higiene pessoal e um bom saneamento básico.

Síndrome mão-pé-boca em adultos?

Mito: Apenas crianças podem pegar a doença mão-pé-boca

Fato: A doença mão-pé-boca ocorre mais frequentemente em crianças pequenas (especialmente menores de dez anos), mas também pode acontecer em adultos. Os sintomas da síndrome são os mesmos para adultos e crianças, no entanto, a infecção viral em adultos pode ser muito mais grave.

Sintomas: síndrome pé-mão-boca

Mito: os sintomas da doença mão-pé-boca aparecem apenas nas mãos, pé e boca.

Fato: Os sintomas da síndrome mão-pé-boca em adultos e crianças geralmente incluem os seguintes primeiros sinais:

  • Temperatura alta (superior a 38°C)
  • Dor de garganta
  • Tosse
  • Falta de apetite
  • Dor abdominal

Os sintomas da síndrome mão-pé-boca geralmente surgem após três a cinco dias após a exposição à infecção. Alguns dias depois do surgimento dos primeiros sintomas, aparecem outros sinais da doença:

  • Úlceras (aftas) na boca – manchas vermelhas se desenvolvem em grandes úlceras amarelo-acinzentadas.
  • Manchas e bolhas - manchas vermelhas nos dedos, mãos e sola dos pés desenvolvem-se em pequenas bolhas com centros acinzentados.

Qual a causa da síndrome mão-pé-boca?

Mito: a doença mão-pé-boca é causada pelo contato com animais de fazenda infectados.

Fato: Na verdade existe uma doença mão-pé-boca que afeta os animais de fazenda, mas ela não tem relação com a síndrome mão-pé-boca em adultos e crianças.

Síndrome mão-pé-boca: transmissão

A doença mão-pé-boca é uma infecção viral transmitida de pessoa para pessoa através de espirros, tosse, saliva e do contato direto com bolhas que tenham estourado ou fezes infectadas. O vírus também pode ser transmitido através de objetos e alimentos contaminados. Por isso é essencial manter o vaso sanitário sempre limpo e higienizado, lavar os alimentos antes de consumi-los e sempre lavar as mãos após usar o banheiro.

A mão-pé-boca é altamente contagiosa, por isso quem estiver doente pode transmitir o vírus dias antes de os primeiras sintomas aparecerem. No entanto, o momento mais provável para passar a infecção é durante os primeiros cinco dias após surgirem os primeiros sinais da síndrome.

Síndrome mão-pé-boca: como evitar a disseminação do vírus?

Você precisa eliminar os germes rapidamente. Nós listamos a seguir algumas práticas essenciais de higiene pessoal e produtos de saneamento para evitar que a doença se espalhe:

  • Sempre use papel ou lenço ao tossir e espirrar. Jogue fora ou lave (no caso de lenços de tecido) o mais rápido possível após o uso.
  • Lave as mãos regularmente e de forma adequada com água morna e sabão.
  • Não compartilhe xícaras, talheres, roupas ou toalhas.
  • Limpe o banheiro regularmente com Vim.
  • Desinfete superfícies e objetos contaminados com um produto de limpeza doméstico à base de água sanitária.
  • Lave as roupas e lençóis contaminados separadamente e com água quente.

Vim ajuda você a proteger a sua família contra germes, vírus e bactérias. Vim Cloro Gel impede a propagação de doenças que podem ser transmitidas através do seu banheiro - basta aplicar o alvejante no vaso sanitário e demais superfícies. Você pode confiar em Vim para eliminar 99,9% de germes e vírus presentes no seu banheiro, incluindo aqueles que causam a síndrome mão-pé-boca.