Skip to content
Foto de família

Significado de saneamento: como fazemos a diferença ao melhorar o saneamento

Vim está travando uma guerra contra o saneamento precário. Isso porque atualmente uma criança morre a cada dois minutos por causa de diarreia - doença ligada à falta de água de qualidade e precárias condições de saneamento [1]. E um banheiro com a higiene adequada pode ajudar a mudar essa situação. Nossa missão é ajudar 25 milhões de pessoas até 2020 a terem acesso à água de qualidade e saneamento básico. Com isso, queremos mudar a vida das pessoas e ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Globalmente nós combatemos os perigos do saneamento precário de duas formas: através da nossa parceria global com o UNICEF e por meio de nosso programa realizado nas escolas, Banheiros limpos e Futuros Brilhantes.

O que é saneamento?

Você deve estar se perguntando qual a definição de saneamento. De forma simples, saneamento significa reduzir a exposição humana a doenças, proporcionando um ambiente com boas condições de higiene para viver [2]. Em muitos casos, isso se dá por meio do adequado descarte do esgoto. Parece simples, mas uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso ao mínimo de saneamento básico e água de qualidade.

Você sabe qual o significado de saneamento para a saúde humana? De forma bem simples, o acesso à água de qualidade e ao saneamento básico terá um enorme impacto na melhoria da saúde humana. Quando as pessoas têm boas condições de saúde, torna-se mais fácil o acesso à educação, emprego e, finalmente, começam assim a quebrar o ciclo da pobreza. De acordo com os leitores do British Medical Journal [3], o saneamento básico é a melhor intervenção médica dos últimos 150 anos.

Nossa parceria com o UNICEF: luta contra o saneamento precário em todo o mundo

A parceria entre Vim e UNICEF é a prova de que juntos podemos mudar a realidade das pessoas e salvar vidas. Muito mais do que saber a definição de saneamento, quando você compra uma embalagem de Vim você não compra apenas um produto eficaz para matar germes em sua casa, mas também contribui para o trabalho do UNICEF em ajudar as crianças a terem um sanitário limpo e seguro.

Com o seu apoio, já ajudamos 10 milhões de pessoas a receber banheiros adequados. Nosso objetivo é ajudar mais 10 milhões.

No Brasil, a parceria teve início em 2013 e já ajudou a mudar a vida de milhares de crianças. O resultado é incrível e tem consequências visíveis em sala de aula, com alunos mais saudáveis, felizes e com mais condições de aprendizado.

Iniciativas Vim: “Banheiros Limpos, Futuros Brilhantes”

Agora que você já conhece bem a definição de saneamento, é importante conhecer iniciativas que querem mudar a vida de milhares de crianças em todo o mundo. Isso porque Vim acredita que banheiros limpos e seguros em todas as escolas é um direito, não um privilégio – e infelizmente dois terços das escolas dos países em desenvolvimento não têm esse direito básico [4].

As crianças deixam de ir ao banheiro na escola quando eles estão em péssimas condições de higiene. Isso acarreta sérios riscos à saúde - especialmente nas mulheres jovens que estão passando pelo ciclo menstrual. As crianças podem ser expostas a doenças potencialmente fatais se não tiverem acesso a um banheiro adequado. Além de afetar a saúde, a falta de saneamento também compromete o desenvolvimento e o aprendizado de crianças e jovens.

Atualmente, 272 milhões de dias letivos [5] são perdidos a cada ano devido a doenças causadas pela falta de água de qualidade e condições insalubres. Nosso programa “Banheiros Limpos, Futuros Brilhantes” aborda parte desse enorme problema e ajuda a tornar os sanitários escolares mais limpos e seguros em todo o mundo.

“Banheiros Limpos, Futuros Brilhantes” utiliza os princípios da mudança de comportamento e trabalha ao lado de zeladores, professores, diretores e crianças para que possam aprender os benefícios de hábitos saudáveis de higiene e banheiros limpos, além de aprender habilidades práticas sobre como mantê-los em boas condições por um longo período.

É assim que estamos ajudando a fazer a diferença em todo o mundo – não paramos quando se trata da guerra contra o saneamento precário -, ajudando as pessoas a terem acesso a um banheiro adequado e também ajudando as escolas a manterem os banheiros limpos e seguros. Somente assim as crianças podem ter melhores condições escolares e chances de prosperar.

[1] Como resultado, a cada ano, 361.000 crianças menores de 5 anos morrem por diarreia . Saneamento precário e água contaminada também estão ligados à transmissão de doenças como cólera, disenteria, hepatite A e febre tifoide.

[2] Saneamento , UNICEF 2017.

[3] 2007 Leitores do BMJ escolheram saneamento como o melhor avanço médico desde 1840 , Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA

[4] 2010 Criando Mãos Limpas : Avançando com a aprendizagem, a saúde, participando através do programa WASH nas escolas, relatório da UNICEF & Parceiros.

[5] 2010 Criando Mãos Limpas : Avançando com a aprendizagem, a saúde, participando através do programa WASH nas escolas, relatório da UNICEF & Parceiros.