Skip to content
Bloqueio poderoso e azul escuro do VIM

Quatro razões vitais para colocar o Dia do Banheiro na sua agenda

Você sabia que, mais de dois bilhões de pessoas, ainda não tem acesso a um banheiro adequado? Por isso, o Dia Mundial do Banheiro, que acontece todo 19 de novembro, é de extrema importância. Afinal, um banheiro limpo e seguro é um direito humano básico, e não um privilégio. E a Vim está determinada a mudar essa realidade.

Nós gostaríamos que você anotasse o dia do banheiro no seu calendário, pois essa é a data na qual vamos celebrar o aumento do acesso mundial a sanitários limpos e seguros e o fim da defecação a céu aberto. O saneamento é considerado por muitas pessoas como a intervenção médica mais importante, então não é surpresa que o Dia Mundial do Banheiro seja um dia oficial declarado pela ONU.

Aqui estão cinco razões para lembrar e celebrar esse dia, incluindo seus benefícios para a saúde da mulher e a educação infantil.

1. Banheiros salvam vidas

Estamos no meio de uma crise global de saneamento em que mais de 2,3 bilhões de pessoas não têm acesso a um banheiro limpo e seguro [1]. Isso corresponde a cerca de um terço da população mundial. Cerca de 892 milhões de pessoas fazem suas necessidades ao ar livre [2], levando a uma disseminação muito rápida de doenças e enfermidades. A cada dois minutos, uma criança morre de uma doença ligada à falta de saneamento e água contaminada [3]. O acesso a um banheiro limpo e seguro ajuda a prevenir que crianças e adultos sejam vítimas de doenças potencialmente fatais disseminadas por meio das más condições sanitárias.

2. Saneamento ajuda as crianças a permanecer na escola

272 milhões de dias letivos são perdidos todos os anos porque as escolas não têm acesso à água potável, saneamento básico e higiene adequada. A falta de instalações sanitárias nas escolas favorece a exposição de crianças e jovens a doenças potencialmente fatais. Muitos alunos faltam às aulas por causa de doenças ou para evitar o constrangimento de ir ao banheiro em público - especialmente meninas menstruadas. É por isso que criamos nosso programa Banheiros Limpos, Futuros Mais Brilhantes para garantir que as crianças tenham acesso a um banheiro limpo por um longo período.

3. Saúde da mulher: empoderar meninas e mulheres facilitando a higiene íntima feminina interna

Instalações adequadas de saneamento e lavagem de mãos têm um efeito particularmente positivo nas estudantes do sexo feminino, que são desproporcionalmente afetadas pela falta de acesso a banheiros limpos e privativos para ajudá-las a administrar a saúde íntima feminina. Em muitas partes do mundo, a falta de instalações adequadas faz com que algumas alunas fiquem desconfortáveis em frequentar a escola durante o período menstrual, particularmente porque muitas delas não têm condições de comprar produtos sanitários - metade de todas as meninas que frequentam a escola no Quênia, por exemplo [4]. Isso significa que essas estudantes permanecem em suas casas durante a menstruação e perdem um quarto de sua educação escolar. Na Índia, as estudantes do sexo feminino têm uma taxa de abandono escolar de 20%.

Melhorias na gestão da higiene íntima feminina interna, o que inclui a introdução de sanitários privados, podem ajudar a mudar esse quadro. Isso combinado com o aumento da educação em saúde da mulher (higiene menstrual) e o acesso a produtos sanitários sustentáveis e de baixo custo podem ajudar essas jovens a terem acesso à educação.

4. Juntos somos invencíveis

Uma em cada três pessoas no mundo enfrenta a ameaça de doenças potencialmente fatais devido à falta de um sanitário [5]. Em parceria com a UNICEF, Vim vai se juntar à luta pelo direito de todos ao saneamento básico adequado. Com o seu apoio, nós já ajudamos 10 milhões de pessoas a terem acesso a um banheiro e estamos no caminho certo para ajudar outras 10 milhões.

Junte-se a nós no Dia Mundial do Banheiro porque acesso ao saneamento básico é um direito, não um privilégio, e o seu apoio vai nos ajudar na luta contra a falta de saneamento adequado. Mas como? Celebrando as maravilhosas organizações de trabalho ao redor do mundo que se esforçam para resolver a crise de saneamento e espalhando formas de conscientização para ajudar mais pessoas a obter acesso a um banheiro limpo e seguro.

[1] Progresso no consumo de água, saneamento e higiene : 2017 atualização e linhas de bases SDG pg.10 “2.3 bilhões de pessoas ainda não têm acesso a um serviço de saneamento básico”

[2] Progresso no consumo de água, saneamento e higiene: 2017 atualização e linhas de bases SDG pg. 10 “892 milhões de pessoas no mundo inteiro ainda defecam a céu aberto”

[3] Como resultado, a cada ano, 361.000 crianças menores de 5 anos morrem por diarreia . Saneamento precário e água contaminada também estão ligados à transmissão de doenças como cólera, disenteria, hepatite A e febre tifoide.

[4] UN , 2016

[5] Progresso no consumo de água, saneamento e higiene : 2017 atualização e linhas de bases SDG pg.10 “2.3 bilhões de pessoas ainda não têm acesso a um serviço de saneamento básico”