Trabalhando com o Unicef

Ao mudar as atitudes dentro de uma comunidade, você aumenta as chances de conseguir um ambiente mais saudável para todos. Esse é o objetivo de nosso trabalho em parceria com o UNICEF.

O FIM DE FAZER SUAS NECESSIDADES AO AR LIVRE

Em muitas comunidades no mundo todo, as pessoas ainda precisam defecar ao ar livre, sofrendo com a indignidade e ignorando os riscos provenientes disso. O programa CATS (Community Approches to Sanitation) do UNICEF treina representantes que conscientizam a população sobre a importância da higiene e ajudam a implementá-la. Desde que Vim e a Unilever Foundation juntaram-se ao UNICEF, em 2012, estima-se que 760.000 pessoas passaram a viver em áreas livres desse problema.

IMPLEMENTANDO MUDANÇAS DURADOURAS

Estas são apenas algumas das atividades realizadas com o UNICEF para melhorar o saneamento no mundo todo. Todas se baseiam em promover o diálogo, dar às pessoas uma voz e o espaço necessário para realizar mudanças positivas:

  • Promover boas práticas de higiene treinamos 3.100 facilitadores que podem ir às comunidades e demonstrar a relação entre a defecação ao ar livre e as doenças. Chamamos esse esforço de “gatilho”, porque ele faz as pessoas agirem.

  • Fornecer materiais de saneamento 773 empresários, pedreiros e artesãos receberam treinamento de marketing em saneamento em inúmeros países, como Gâmbia, Sudão, Paquistão, Filipinas e Vietnã. Agora, eles podem se certificar de que as pessoas que querem comprar um vaso sanitário têm acesso aos materiais corretos.

  • Foco em crianças nas escolas29.500 crianças em escolas na Nicarágua, no Sudão do Sul, no Sudão e no Vietnã se beneficiaram de programas que asseguram o acesso à água de qualidade e ao saneamento básico.

Ainda há muito a se fazer – e você pode ajudar. Acompanhe o nosso site para ver detalhes sobre como contribuir para o programa CATS do UNICEF no próximo ano.

A PARCERIA NO BRASIL: VIM PARA UNICEF

Em 2013, Vim e UNICEF também se juntaram no Brasil para potencializar a ação. Afinal, o problema acontece em grande escala no País. No semiárido, mais de 450.000 crianças não têm acesso ao saneamento básico e a banheiros adequados em suas escolas. E apesar de ser uma questão gravíssima, pouco se falava sobre o assunto. Por isso, o projeto Vim para UNICEF começou a divulgar a situação para ela virar tema de discussão entre a população.

Com mais de 10 vídeos, a campanha mostrou histórias reais de pessoas que vivem o problema na pele todos os dias, que sofrem com a falta de estrutura e com a grande exposição a doenças.

Depois de trabalhar a conscientização, a Unilever doou a sua verba de produção publicitária do ano de 2014 para construir banheiros na região, inclusive para aqueles que participaram da campanha no ano anterior. Centenas de crianças começaram a mudar de vida. O resultado aparece na sala de aula, com alunos mais saudáveis, mais felizes e com mais condições de aprendizado.

Esse é só o começo, estamos unindo cada vez mais forças, para a nossa luta pelo saneamento não acabar.

E se você quiser conhecer as histórias dessas crianças, é só clicar aqui ou acessar a área “Histórias Reais”.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR

Faça uma doação ao Vim Sanitation Appeal for UNICEF e contribua para que milhões de famílias tenham acesso ao saneamento básico.

 

TOP