Quebrando o tabu do vaso sanitário

Um assunto que precisa ser falado.

A CRISE DE SANEAMENTO

  • Estima-se em 2,5 bilhões o número de pessoas que não têm acesso a um vaso sanitário limpo e seguro, das quais 1 bilhão ainda precisam fazer as suas necessidades ao ar livre, colocando em risco a saúde de todos.

  • Cerca de 500.000 crianças morrem todos os anos de diarreia causada por água suja e falta de saneamento básico – mais de 1.400 crianças por dia.

  • 443 milhões de dias de aula são perdidos todos os anos porque as crianças não têm acesso à água potável, ao saneamento básico nem a condições adequadas de higiene. Além disso, muitos alunos deixam de ir à escola por falta de vasos sanitários limpos e seguros.

Esse cenário é grave, pois dos 8 Objetivos de Desenvolvimento para o Milênio especificados pela ONU para 2015, o saneamento é o que está mais atrasado. Por quê? Talvez porque, apesar de termos o privilégio de usar vasos sanitários, não falamos sobre eles. Está na hora de quebrar o silêncio e focarmos a nossa atenção no objetivo de levar vasos sanitários limpos e seguros a todos.

VAMOS TOMAR UMA ATITUDE

  • Na Vim Toilet Academy: empreendedores podem receber o treinamento necessário para fornecer, instalar e manter vasos sanitários em suas comunidades. Ao mesmo tempo, as pessoas recebem informações sobre os benefícios decorrentes do uso de vasos sanitários limpos e seguros. Trata-se de uma solução a longo prazo que leva saneamento às regiões mais desfavorecidas e estimula a economia local. Atualmente, temos quatro academias em funcionamento na Índia e planos para abrir outras.

 
TOP